A existência de Deus é debatida desde o início da filosofia. Não é atoa que esta tem o dever de buscar explicações sobre a existência das coisas, inclusive do ser humano. A maioria dos cristãos creem em Deus pela fé, mas será que existe outra maneira de crer em um Ser criador de tudo? Existe alguma forma de "provar" a existência de tal Divindade?
São Tomas de Aquino (1224-1274) expõe em sua Suma teológica o que seriam as cinco vias de acesso para se provar a existência de Deus, porém, cabe a princípio compreendermos que o termo "provar" não possui aqui o mesmo significado que na ciência pós moderna. Atualmente a fé na ciência leva a maioria das pessoas a acreditar somente naquilo que é explicável através de um experimento. Ora, se Deus fosse explicável já não seria mais Deus. Deus é Espírito e não matéria, logo não pode ser experimentado segundo as regras das ciências. Cabe então à filosofia meditar sobre a existência de Deus através da razão humana.
A Igreja católica ensina que tal reflexão se dá em dois "lugares": No mundo e no homem. Através da observação destas duas realidades é possível chegar ao conhecimento de Deus. Para isso São Tomas de Aquino formulou cinco vias para chegar a conhecimento de Deus através da observação da realidade que nos rodeia. Procuraremos aqui explicar o conceito da primeira via: o movimento dos seres.
Tudo muda, as coisas estão em constante movimento, e por movimento se entende a mudança das características presente nos seres. Eu hoje tenho bastante cabelo, mas em determinado tempo terei menos cabelo; nosso corpo elemina trilhões de células mortas por dia; as folhas das arvores estão caindo o tempo todo, ou nascendo, conforme a estação; a plantinha que nasceu na beirada da calçada irá crescer e morrer. Emfim, toda a realidade observada ao nosso redor está em constante mudança: tudo muda. Um ser pode ter determinada característica em ato ou potência: ato é aquilo que o ser é de fato, enquanto a potência é aquilo que ele poderia ser. Eu sou gordo em ato, mas tenho a potência de ser magro.
Um ser não pode obter uma potência por si só, ele necessita de um outro ser que tenha a característica desejada em ato: uma parede é branca, logo, ela é branca em ato, mas poderia ser azul. Então ela tem a potência para o azul. Porém a parede não adquiri o azul em ato por si só, para mudar ela precisa de outro ser que tenha o azul em ato: a tinta azul! A tinta azul tem a característica da cor azul em ato, enquanto a parede tem a característica da cor azul em potência. A tinta azul é o ser movente, enquanto a parede é o ser movido.
Um ser dependerá sempre de outro para mudar, porquanto um ser só pode dar aquilo que ele tem em ato. A goiaba existe, porém, a existência da goiaba supõe a goiabeira; que supõe a terra fértil; este por sua vez supõe a ação do sol e da chuva, no qual esses últimos supõe outros fatores. Um ser não muda sozinho, mas depende de outro ser que tenha determinada característica em ato. Para ocorrer uma mudança a potência vem antes do ato, o ser movido precisa ter a possibilidade de mudar; enquanto na mudança em si é o ato quem primeiro atua, pois dele é que depende a mudança.
Um ser que possua qualquer coisa em ato a recebeu de outro ser que a possuía também em ato, este por sua vez a tinha em potência até que em determinado momento a recebeu em ato; o ser que possibilitou essa mudança também tem de ter tal característica em ato, e assim por diante. Esta sequência de mudanças não podem ser infinitas, é necessário que no inicio do ciclo haja um ser que tenha todas as característica em ato, que seja capaz de doar para os seres em potência aquilo que ele tem. Tal ser poderia ser considerado como ato puro.
Este Ser é Deus, o ato puro do qual surgiu todas as coisas observáveis, Ele não possui potência, pois tem todas as características em ato. Ainda que a teoria do big bang seja provado pela ciência, não é possível que tal explosão tenha ocorrido ao acaso, afinal, não teria que haver algo antes da explosão? Quem causou a explosão? por que a explosão não aconteceu antes ou depois?
Que Deus, alfa e ômega, principio e fim, ilumine nosso entendimento, afim de que conheçamos cada vez mais os seus mistérios, amém!
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